17 de jun. de 2012

E3: Sony



A conferência começou apresentando o jogo exclusivo Beyond – Two Souls, dos mesmos produtores deHeavy Rain. O jogo acompanha 15 anos na vida da protagonista, Jodie Holmes, que é retratada pela atrizEllen Page, famosa por seu papel em A Origem ou Juno. Na cinematic que foi mostrada, nota-se o cuidado que os produtores tiveram com os rostos das pessoas, com detalhes impressionantes. Tive a impressão de um jogo puxando para o terror, com algumas habilidades mágicas. Mais informações sobre o título serão divulgadas no próximo mês.
A seguir temos uma demonstração mais longa do gameplay de PlayStation All Star Battle Royale, que fora anunciado em abril. Quatro jogadores entram no palco, dois com controles de PS3 e dois com o PS Vita, portátil da empresa, para demonstrar o cross-play, ou seja, o game pode ser jogado em ambas plataformas.  Isto é útil ao jogar-se um coop shooter, onde cada jogador pode ter seu ângulo de visão do Vita, e não uma divisão de tela que prejudica ambos. É muito similar a série concorrente Super Smash Bros., mas o sistema de pontuação é um pouco diferente, e mais confuso.
Continuando, o host exalta a forte presença dos Indie Games na PS Network, contando com títulos como Journey. Aproveita e anuncia o novo jogo indie, exclusivo para a plataforma, mas sem gameplay: Unfinished Swan. Seguindo, anuncia que os assinantes da PSPlus, que custa 5 dólares por mês, ganharão 12 jogos blockbusters de graça, mas somente na América do Norte. Todos na plateia ganharam assinatura por um ano.
Emendou e divulgou que clássicos como Final Fantasy VII e Tomb Raider I terão versão para o PSVita. Ainda falando do portátil, anunciou o fps Call of Duty: Black Ops – Classified, com versão somente para o mesmo. Não foi divulgado nenhum trailer ou gameplay, somente o logo, Também anunciou Assassins Creed III – Libertation, que se passará na mesma época de Assassins Creed III, contudo sendo exclusivo para Vita e com uma mulher como protagonista. Será comercializado um Bundle do console + jogo.
Continuando na onda Assassins Creed III, vimos uma linda cinematic do jogo, que se passa no século 18. O personagem aparece controlando um navio, onde acontece uma batalha naval, com direito a canhões, explosões, madeira queimada e navio afundado. Os detalhes foram muito bem cuidados, como na lunetaque funciona como Zoom, nas ondas batendo no navio e uma revoada de gaivotas. Também terá um Bundle próprio.
A seguir é demonstrado o multiplayer coop de 4 jogadores de Far Cry 3, muito semelhante ao de Left 4 Dead.
Começa agora a parte de interação jogador-console. Primeiro são anunciadas novas cores e 250 novos títulos para PSMove, como Bioshock e Sports Champion 2. Andrew House, presidente da Sony, entra no palco para demonstrar a nova realidade aumentada, que funciona com o PS Eye e o novo Wonderbook.J.K Rowling, escritora do bestseller Harry Potter, escreveu o livro Book of Spells exclusivamente para a nova plataforma. Segundo ela, é “o mais perto que um Trouxa pode chegar de ser um bruxo“. A história vai sendo narrada, e o jogador interage com o cenário, que é simulado na televisão em cima do Wonderbook.  Na apresentação ao vivo, uma das jogadoras teve dificuldade para executar a ação que estava sendo pedida, causando um momento de desconforto na platéia. Os gráficos, por se tratar de realidade aumentada, são um pouco rudimentares. Acabou durando muito tempo, o que me deixou meio entediada.
Seguindo a linha de ter um instrumento portátil de interação, presente no Xbox Glass e Wii U, a Sony fechou parceria com a Android e a fabricante de celulares HTC para interagir com o PS3. O antigo PS Suite foi renomeado para PS Mobile. Segundo o apresentador, a Sony quer liderar o futuro, e a inovação está em seu DNA.
Para a parte final, foi deixado dois títulos que prometem ser o carro-chefe da Sony nesta nova temporada. Começando com o impressionante God of War III, onde Kratos, numa dimensão temporal anterior, quando ainda não é um Semi-Deus, luta com um Minotauro, uma espécie de Elefante bombado e um Kraken. Também foi demonstrada uma habilidade de reconstrução. O jogo será lançado no dia 12 de Março de 2013.
Finalizando, fomos apresentados a The Last of Us, novo exclusivo da empresa que retrata um futuro pós-apocaliptico num jogo de tiro de terceira pessoa, onde o personagem luta contra outros sobreviventes, aparentemente não havendo zumbis ou algo do tipo.
A apresentação, embora tenha pecado na longa demonstração do Book of Spells (já que deve ter custado uma nota e eles tem que vender), terminou com chave de ouro mostrando dois jogos que vão gerar muita expectativa.