
Nesta quarta-feira (20), às 20h, em conferência realizada em Nova York, EUA, a Sony apresentou seu novo console: o PlayStation 4.
"Será a plataforma de jogos mais poderosa que já existiu", declarou Andrew House, gerente de desenvolvimento da Sony.
A arquitetura do PlayStation 4 é similar a de um PC muito poderoso, divulgou a Sony. O console utiliza uma placa de vídeo "de ponta" e 8 GB de memória unificada.
O novo controle, chamado DualShock 4, possui um touch pad no centro, como foi divulgado em imagens recentes, vazadas na internet. O controle possui um botão de "Share" e um pequeno sensor de movimento embutido, similar ao PlayStation Move.
Com um segundo chip para uploads e downloads, o console permite jogar enquanto atualiza um jogo - e games distribuidos digitalmente poderão ser jogados enquanto o PS4 faz o download.
Jogos na nuvem

O PlayStation 4 e a rede PSN serão integrados ao sistema Gaikai. "Estamos criando a mais rápida e poderosa rede para jogos do mundo", disse David Perry, CEO do Gaikai.
Com o Gaikai, seus amigos poderão assistir suas partidas no PlayStation 4, explica Perry. Também será possível jogar seus games de PlayStation 4 remotamente no portátil PS Vita.
Serviços conhecidos como Facebook, Netflix e a PlayStation Plus continuarão disponíveis no PlayStation 4, através do serviço "PlayStation Cloud" - o nome oficial da integração entre Gaikai e PS4.
E também a Sony divulgou o novo controle, que como nos prototipos postados na internet, possui uma tela touch-pad pequena para interagir com os games.

Primeiros jogos

Foram demonstrados jogos como "Knack", um projeto original da Sony para o console, e "Killzone: Shadow Fall", da Guerrilla Games. Em um vídeo de demonstração "Shadow Fall" mostrou belos cenários, efeitos de fumaça e pétalas voando ao vento, párticulas e muita coisa acontecendo na tela.
O estúdio Evolution apresentou um novo jogo de corrida, intitulado "Drive Club". É o mesmo estúdio de "MotorStorm" e "WRC". O game terá carros extremamente detalhados e corridas 'em grupo', baseadas em equipes formadas pelos jogadores.
"Destiny", da Bungie (criadora de "Halo") também vai ser um dos games para PlayStation 4.
"Destiny", da Bungie (criadora de "Halo") também vai ser um dos games para PlayStation 4.

A produtora Sucker Punch apresentou seu primeiro jogo para o console: "Infamous: Secons Son", ambientado em uma metrópole grande e detalhada - os primeiros títulos do PS4 tem uma paleta de cores muito mais diversificada do que os títulos do console atual.

Ouveram muitos outros jogos divulgados durante o evento, como uma nova Demo de Watch Dogs divulgada pela Ubisoft, o anúncio de Diablo III para PS3 e PS4, e o novo jogo da Capcom: Deep Down que apresentou gráficos em tempos reais com aparência de animações em CG.Algo realmente incrivel para os olhos.
Confira a demo de Watch Dogs abaixo:
Confira a demo de Watch Dogs abaixo:
Esses e mais alguns jogos foram apresentados nessa conferencia, nada de muito grandioso.
Sem retrocompatibilidade
O PlayStation 4 não terá suporte nativo aos jogos de PS3 ou de outros consoles mais antigos da Sony, mas a empresa espera fornecer esse suporte em algum momento no futuro.
A empresa também prometeu "continuar explorando o potencial do PlayStation Vita", seu portátil mais recente, assim como a "experiência PlayStation em tablets e celulares".
E por fim, a Sony não divulgou a aparência do Playstation 4, só nos resta aguardar e já ir preparando os bolsos e o coração, pois a nova geração chega no final de 2013 para abalar o mundo dos videogames.